terça-feira, 19 de novembro de 2013

Partida


A partida é dolorosa mas não desfaz o sentimento.  
 
O Barco Vai de Saída
O barco vai de saída
Adeus ó cais de alfama
Se agora vou de partida
Levo-te comigo ó cana verde
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
P´ra lá da loucura
P´ra lá do equador
Ah! mas que ingrata ventura bem me posso queixar
Da pátria a pouca fartura
Cheia de mágoas ai quebra mar
Com tantos perigos ai minha vida
Com tantos medos e sobressaltos
Que eu já vou aos saltos
Que eu vou de fugida
Sem contar essa história escondida
Por servir de criado a essa senhora
Serviu-se ela também tão sedutora
Foi pecado
Foi pecado
E foi pecado sim senhor
Que vida boa era a de lisboa
Gingão de roda batida
Corsário sem cruzado
Ao som do baile mandado
Em terras de pimenta e maravilha
Com sonhos de prata e fantasia
Com sonhos da cor do arco-íris
Desvairas se os vires
Desvairas magia
Já tenho a vela enfunada
Marrano sem vergonha
Judeu sem coisa sem fronha
Vou de viagem ai que largada
Só vejo cores ai que alegria
Só vejo piratas e tesouros
São pratas são ouros
São noites são dias
Vou no espantoso trono das águas
Vou no tremendo assopro dos ventos
Vou por cima dos meus pensamentos
Arrepia
Arrepia
E arrepia sim senhor
Que vida boa era a de lisboa
O mar das águas ardendo
O delírio dos céus
A fúria do barlavento
Arreia a vela e vai marujo ao leme
Vira o barco e cai marujo ao mar
Vira o barco na curva da morte
Olha a minha sorte
Olha o meu azar
E depois do barco virado
Grandes urros e gritos
Na salvação dos aflitos
Esfola, mata, agarra
Ai quem me ajuda
Reza, implora, escapa
Ai que pagode
Reza tremem heróis e eunucos
São mouros são turcos
São mouros acode
Aquilo é uma tempestade medonha
Aquilo vai p´ra lá do que é eterno
Aquilo era o retrato do inferno
Vai ao fundo
Vai ao fundo
 

26 comentários:

  1. Caro António
    Maravilhosa fotografia! Podemos imaginar que alguém vai partir,de barco.Todas as partidas são dolorosas,mas o acto de sentir não se perde.
    Não conhecia esta canção! Obrigada pela partilha.
    Uma abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar

  2. Fotografia soberba.
    O momento certo, o lugar certo, o sentimento certo.
    Quanto à música, havia várias que aqui ficavam bem. Gosto muito de Fausto... e este tema faz-nos lembrar que somos um povo de navegadores.


    Beijinhos navegantes
    (^^)

    ResponderEliminar
  3. As partidas são muito tristes para àqueles que ficam,
    mas ha esperança de um breve retorno.
    Linda música com essa poesia.
    bjs amigo Antonio
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderEliminar
  4. El sentimiento se queda, se resguarda, aunque la persona ya no esté con nosotros.
    Preciosa fotografía, bella melodía.

    Un beso

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde
    Para além de uma foto excelente.... A Música é fantástica.sempre actual. Adorei

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. nenhuma partida desfaz o sofrimento, apenas o aumenta.
    a foto está fabulosa.
    beijo
    :)

    ResponderEliminar

  7. Ainda bem que não, António. Sem sentimento não haveria a possibilidade de se regressar ou deixarmos que regressem...

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  8. Oi António,
    A partida duplica a dor, além de sentirmos a ausência, aos poucos, bem vagarosamente vamos caindo no esquecimento.
    Essa é a verdade que ninguém gosta de ouvir.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  9. O sentimento é o leme que nos guia. Em tudo...
    Imagem fantástica.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Muchas veces las partidas son necesarias para iniciar un nuevo viaje... preciosa entrada y fotografía!
    Bello martes, besos.

    ResponderEliminar
  11. Imagem fabuloso...letra de canção divina. O melhor de Fausto.

    Deixo abraço
    ******
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Imagem soberba meu amigo! A despedida dói muito é verdade!
    Eu digo que no princípio temos o sentimento da perda, depois fica a saudade!
    Beijinhos até o infinito...

    ResponderEliminar
  13. Palavras e foto maravilhosos! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  14. Quero deixar bem claro que comento no seu blog com muito prazer!
    Vc tem muito bom gosto para postar!

    ResponderEliminar
  15. me encanta tu blog ! Y hasta iría en ese barco.
    besos del alma.
    ¡FELIZ DIA !! :)

    ResponderEliminar
  16. Quando alguém parte, leva com ela parte de nós.

    ResponderEliminar
  17. Passando para contemplar mais uma linda postagem!!!
    Abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderEliminar
  18. Às vezes até aumenta o sentimento.
    Linda imagem.
    abraço

    ResponderEliminar
  19. Obrigada Antonio pela seu carinhoso comentário.
    Você me lembrou que eu posso ser corajosa.
    Partida,palavra que faz parte das nossas vidas.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. outra grande foto! adorei o poema!
    bjos

    ResponderEliminar
  21. Quando a Partida dá lugar a um Acontecimento Melhor...pois que se Parta !!

    Bonito Pôr do Sol !

    ResponderEliminar
  22. Da mesma maneira que é preciso dizer que há muitas Áfricas, é preciso dizer que cada pessoa tem sua própria história e não posso esgotar-me nessa identidade que diz ‘sou africano’, cada pessoa tem sua singularidade, não se repete, é única.
    MIA COUTO

    http://www.youtube.com/watch?v=2m-9kVRYzGA

    ResponderEliminar
  23. Toda e qualquer partida é dolorosa, independe se há volta ou não!
    Mas, temos que acreditar que tudo faz parte de nossa história de vida!
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar